
Recomendações de Segurança
Siga as instruções da Acr-Lda e desfrute de todo o conforto que o gás propano tem para lhe oferecer, sem riscos.
-
O gás de petróleo liquefeito, fornecido em garrafas, é uma forma de energia segura, não tóxica, limpa e económica. O uso incorreto deste produto pode, no entanto, dar origem a explosões ou incêndios. Saiba como proceder ao utilizar as garrafas de gás propano.
Mudança de garrafas
-
Nunca mude as garrafas nas proximidades de chama ou qualquer fonte de ignição. Se no local existirem aparelhos de queima (por exemplo, caldeiras) ou equebtadores fogões, desligue-os primeiro.
-
Antes de proceder à mudança, feche sempre as válvulas de todas as garrafas existentes e a válvula de corte geral de instalação.
-
Só então deve retirar os terminais de ligação e proceder ao acoplamento das garrafas novas, certificando-se de que ficaram bem ajustadas.
-
Na movimentação das garrafas, nunca deve ser segurada a válvula como ponto de apoio para a sua rotação ou transporte.
Cabine de garrafas
-
A cabina onde estão instaladas as garrafas deve situar-se em local acessível, no exterior dos edifícios, e nunca abaixo do nível do pavimento ou em circunstâncias que possam facilitar a eventual acumulação de gás em compartimentos, canais, poços, esgotos, ou outros pontos baixos nas proximidades.
-
A cabina deve possuir portas metálicas com fecho e abertura para fora, de modo a proteger as garrafas e evitar a exposição direta ao sol, e ser ventilada com aberturas permanentes ao nível superior e inferior.
-
A cabina destina-se exclusivamente ao alojamento das garrafas para abastecimento da instalação, não sendo permitida a existência de quaisquer matérias combustíveis ou outros materiais estranhos.
-
As garrafas devem permanecer sempre na posição vertical, com a válvula para cima e de forma a não tombarem. As garrafas vazias devem ter as suas válvulas fechadas.
Em caso de fuga
-
Feche imediatamente a alimentação de gás, nas garrafas e na válvula de corte geral.
-
Proceda ao arejamento do local.
-
Apague e evite quaisquer chamas nas proximidades (fósforos, cigarros, isqueiros, acendedores, velas, etc.)
-
Não ligue nem desligue aparelhagem elétrica e de iluminação, nem utilize ou telefone ou telemóvel no local.
-
Desligue o quadro elétrico somente se estiver fora do local onde cheirar a gás.
-
Nunca pesquise uma fuga de gás com chama. Utilize sempre uma emulsão de água e sabão ou um produto espumífero.
-
Tenha presente que as zonas mais perigosas localizam-se próximo do ponto de fuga e junto ao solo, pois os gases propano e butano são mais pesados que o ar.
-
Se o cheiro a gás se mantiver, comunique imediatamente com o seu revendedor Repsol Gás local ou com os bombeiros.
Instalação de gás
-
A instalação de gás deve ser mantida em bom estado de conservação e periodicamente inspecionada por uma entidade credenciada nos termos da legislação em vigor.
-
A instalação ou manutenção dos aparelhos de queima deve ser apenas efetuada por entidades credenciadas para o efeito, respeitando a regulamentação em vigor relativamente às condições de localização, ventilação e exaustão.
-
Os tubos flexíveis utilizados na ligação das garrafas à instalação fixa devem ser apropriados para propano e para as condições de funcionamento da instalação, comprovável através da marcação na sua superfície. Devem ser respeitados os prazos de validade dos tubos flexíveis e mantidos em boas condições de conservação.
-
Nunca utilize ferramentas para resolver eventuais dificuldades no manuseamento ou operação das garrafas ou dos equipamentos de gás.
-
Quaisquer válvulas ou ligações que se encontrem fora de serviço devem estar permanentemente fechadas e tamponadas.